Você pode prevenir o diabetes se ele ocorrer em sua família? Veja como

 

Como prevenir o diabetes? No Dia Mundial do Diabetes, estamos revelando como sua dieta e estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.



Prevê-se que a população diabética na Índia ultrapasse 80 milhões até o ano de 2030. Este número crescente de pacientes com diabetes é um motivo significativo de preocupação. A progressão do diabetes e seu gerenciamento são muito mais importantes hoje do que nunca. Mas como prevenir o diabetes? Bem, a solução está simplesmente no seu manejo adequado, check-ups regulares e estilo de vida saudável. Então, vamos entender como você pode reduzir o risco de contrair diabetes.

O que é pré-diabetes?

A glicemia de jejum normal é inferior a 100 mg/dl. Glicemia em jejum a 126mg/dl (detectada duas vezes) e acima é diabetes. A glicemia de jejum entre 100-125mg/dl é pré-diabetes, o que sugere um risco aumentado de diabetes no futuro próximo.

Mudar para refeições bem equilibradas, ricas em alimentos saudáveis ​​e ricos em fibras, juntamente com a incorporação de mais atividade física, pode ajudar as pessoas com pré-diabetes a cuidar de sua saúde. Foi bem citado em estudos de pesquisa, como o Estudo de resultado do programa de prevenção de diabetes do National Institutes of Health, que incorporar hábitos alimentares saudáveis, redução de peso e aumento da atividade física pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, mudanças no estilo de vida que resultam em perda de peso modesta demonstraram retardar o aparecimento do diabetes tipo 2 em 34%.

Aqui estão 5 dicas para reduzir o risco de diabetes, mesmo que ocorra em sua família:

1. Mantenha-se ativo

A atividade física pode ajudar a prevenir o diabetes enquanto melhora a saúde do coração. Pessoas com pré-diabetes devem tentar fazer pelo menos 150 minutos por semana de exercícios moderados a vigorosos ou tentar 10.000 passos diários. No entanto, como a população indiana tem maior risco de diabetes e outras doenças cardiometabólicas, é benéfico aumentar a atividade para 300 minutos por semana. Certifique-se de consultar o seu médico antes de iniciar o exercício ou aumentar o nível de sua atividade física atual.

Para uma vida mais saudável, exercite-se todos os dias. Cortesia da imagem: Shutterstock

2. Perca algum peso

Para evitar o diabetes tipo 2, homens e mulheres devem tentar atingir e manter um índice de massa corporal de 25 ou menos. No cenário indiano, é melhor manter um Índice de Massa Corporal menor que 23. A circunferência da cintura deve ser inferior a 90 cm para homens e 80 cm para mulheres, principalmente para os indianos.

Mesmo pequenas quantidades de perda de peso podem ter um benefício. A American Diabetes Association (ADA) afirma que uma redução moderada da taxa de 5 a 10 por cento do seu peso corporal pode reduzir significativamente o seu nível de A1C. Assim, por exemplo, para uma pessoa que pesa 80 kg, uma perda de peso de 8 a 10 kg pode fazer a diferença.

3. Durma o suficiente

É importante entender a relação entre sono, diabetes e ganho de peso. Foi demonstrado que a privação do sono aumenta o desejo das pessoas por alimentos açucarados. Pessoas com pré-diabetes devem garantir que estão dormindo de sete a oito horas por noite.

Leia Também: Tumor cerebral: sintomas e sinais

4. Evite álcool em excesso e todo tabaco

Esses são fatores de estilo de vida modificáveis ​​que podem reduzir significativamente o risco de várias doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, problemas vasculares e síndrome metabólica. A incidência de gordura no fígado é particularmente alta em pacientes obesos e diabéticos, o risco aumenta ainda mais com o consumo de álcool. Idealmente, nenhuma quantidade de álcool é segura para consumo, mas se você estiver bebendo, consuma com moderação.

O álcool aumentará o risco de contrair diabetes. Cortesia da imagem: Shutterstock

5. Fique por dentro dos seus números

Pessoas com pré-diabetes ou histórico familiar significativo de diabetes devem estar atentas aos resultados de seus exames laboratoriais. Conheça o seu ABC; isso é A1C, pressão arterial e colesterol. Se você estiver em risco ou tiver pré-diabetes, certifique-se de acompanhar sua glicemia em jejum, glicemia pós-prandial (2 horas após a refeição) e nível de HbA1C com um exame de sangue pelo menos uma vez por ano.

É possível reverter o pré-diabetes?

Sim! Se você foi diagnosticado com pré-diabetes , progredir para diabetes não é um dado adquirido. Se você tem um histórico familiar de diabetes, não necessariamente o terá também. A genética pode carregar a arma, mas o estilo de vida puxa o gatilho.

Adotar uma dieta balanceada, manter-se ativo, dormir bem, tomar medidas para reduzir o estresse e controlar o peso podem colocá-lo no controle, permitindo que você interrompa ou até mesmo reverta o processo.

Existem algumas formas de diabetes como MODY (Maturity Onset Diabetes of Young), que geralmente é encontrado em adultos jovens e ocorre em famílias. Tem uma base genética e tais indivíduos correm um risco muito elevado de diabetes. No entanto, a diabetes é uma doença controlável e reversível!

Comentários